Muda-se o ano, muda-se as metas, os objetivos, então porque não mudar a forma com que você compra os seus bens?

O ano de 2022 foi difícil, um ano complicado e cheio de desafios para muitas pessoas. Enfrentamos as consequências da pandemia, conflitos na Ucrânia que impactaram a economia do mundo todo, e por aí vai.

Mas o ponto positivo é que 2023 promete ser muito melhor, com realizações onde você pode conseguir comprar seu carro, sua moto, sua casa ou seu apartamento. Por isso, nesse artigo vamos dar alguns pontos do que pode ser esperado do consórcios em 2023, para assim tirar de uma vez por todas o sonho do papel.

Para quem é o consórcio?

Primeiro você deve entender que o consórcio é uma linha de crédito como qualquer outra, com vantagens e desvantagens. Isso significa que ele vai atender muito bem as pessoas mas também pode ser não tão recomendado para outras.

Por isso, é importante começar esse artigo explicando qual o perfil ideal de um participante de consórcio, e para isso precisamos te explicar a diferença entre necessidade e urgência.

Uma urgência é tudo aquilo que você precisa resolver de maneira rápida, do dia para a noite, pois caso contrário, alguma coisa grave vai acontecer. Por exemplo, pode ser que você precise de uma moto para trabalhar pois a sua deu perda total. Ou você vai se casar, teve um filho inesperado e precisa de um imóvel maior.

Essas são situações na qual não da para esperar, você precisa do bem o mais rápido possível. Se esse for o caso, um financiamento pode ser o melhor caminho por conta de toda a agilidade que essa linha de crédito tem.

Agora, uma necessidade é uma coisa totalmente diferente. Você deve muito comprar aquela moto, aquele carro, aquele imóvel, mas isso não precisa ser feito de um dia para o outro, você tem mais flexibilidade de tempo e pode aguardar um pouco mais visando a economia que obviamente será muito maior.

Claro que você também pode guardar dinheiro por conta própria, investir em algo e a partir disso arrecadar o valor necessário, mas poucas pessoas tem esse disciplina financeira, sem contar que um bom grupo de consórcio vai te contemplar bem mais rápido que se você guardasse o dinheiro sozinho até ter tudo à vista.

Quando o seu bem é uma prioridade, não existe desculpa, o consórcio sempre será o melhor produto para você nesse caso. E aqui nos caímos nos pontos que podem fazer o consórcio ser a linha de crédito ideal para você em 2023.

Economia

Não tem discussão, o consórcio saí muito mais em conta que qualquer financiamento, não importa qual seja ele. Segunda a própria ABAC, o consórcio costuma ser 50% mais barato que um financiamento comum. Isso ocorre porque diferente do financiamento ou de outras linhas de crédito, o consórcio não possui incidência de juros. No consórcio você vai pagar uma taxa de administração, mas ela é muito menor que o juros do financiamento.

Outro fator decisório é o valor das parcelas. Muitas pessoas não conseguem pagar um valor de parcelas muito alta no mês devido outras prioridades e necessidades no momento. Isso acaba limitando boa parte das pessoas de financiarem seus bens, justamente porque os bancos são muito rigorosos na analise de crédito. exigindo que você tenha uma renda muito alta para ser aprovado.

No consórcio as parcelas normalmente são mais baixas por não conterem juros e a diversidade de planos e prazos costuma ser maior, permitindo que você escolha o valor do crédito que pretende contratar e o número de meses que pretende parcelar o seu bem com uma parcela que caiba perfeitamente no seu bolso.

Manutenção do poder de compra

O segundo ponto para esperar do consórcio em 2023 como uma vantagem é que o crédito será atualizado. Todos viram como a inflação em 2022 pesou. Os preços subiram demais, fazendo com que muitas pessoas perdessem o poder de compra. Assim, para garantir que você tenha poder de compra do seu bem ou do seu serviço desejado, no consórcio o valor da carta de crédito é sempre atualizado. Isso é necessário pois como  muitos grupos de consórcio podem durar anos, o valor do bem ou do serviço pode variar para mais ou para menos no momento da sua contemplação. Dessa forma, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito de cada consorciado do grupo.

É importante lembrar que os critérios para os reajustes da carta devem constar no contrato. Eles variam de acordo com os seguimentos e também de administradora para administradora.

Flexibilidade do uso do crédito

Quando você é contemplado você pode optar por adquiri qualquer bem ou serviço pertencente a categoria do seu grupo ou do seu consórcio. Se você fizer um consórcio para adquirir um automóvel poderá usar o crédito contemplado para comprar qualquer tipo de bem desse tipo que seja do seu desejo. Você pode adquiri uma aeronave, uma embarcação, uma máquina ou até mesmo equipamentos agrícolas, ja que esses bens listados fazer parte da mesma categoria do automóvel.

A única coisa é que você precisa ficar atento as políticas de garantia da sua administradora. Umas, por exemplo, só permitem imóveis urbanos, já outras, rurais. Mas, consultando previamente você não terá o problema. Em 2023 o consórcio é a única linha de crédito que te da essa flexibilidade de não precisar escolher o bem logo de cara.

Você tem toda uma jornada para pesquisar os preços e escolher o bem ideal. Tudo isso sem contar a barganha no momento da compra, já que a sua carta de crédito vale como um pagamento à vista. Dessa forma, no momento da aquisição você tem ainda o poder de negociação com o dono do bem para conseguir benefícios e melhores condições de preço.

Lucratividade

O consórcio funciona como uma poupança. E o melhor de tudo é que a lucratividade dele é muito maior que o rendimento da poupança. Quando você contempla sua cota você pode comprar o bem, ou se tornar um investidor.

Caso queira comprar o bem, irá usufruir de todos os beneficios que já citamos até aqui. Alem disso, poderá usar o bem como mecanismo de faturar um dinheiro extra. Você pode, por exemplo, alugar o imóvel adquirido e com isso conseguir rendimento mensal.

Agora, outra possibilidade é transformar o seu consórcio na sua nova poupança, fazendo o valor da sua carta de crédito render juros para você. Isso acontece porque depois de ser contemplado no consórcio a sua administradora vai aplicar o valor da sua carta de crédito em uma aplicação financeira. Normalmente títulos públicos federais ou outros investimentos de baixo risco. Assim, diariamente sua cota renderá juros para você sem que seja preciso fazer nada.

O melhor de tudo é que os juros vão render para você em cima do valor total da sua carta de crédito, e não sob o valor que você pagou até aquele momento da contemplação.

Rendimento elevado

O quinto motivo que vai fazer você fazer um consórcio esse ano é que ele pode se tornar um investimento de rentabilidade absurdamente alta. Como? Com a venda da carta de crédito contemplada você consegue tudo que foi paga até aquele momento e mais uma rentabilidade, um ágio em cima disso tudo, que é justamente o seu lucro, o valor que você vai acrescentar em cima do montante que você já pagou para repassar essa carta de crédito com a maior agilidade possível para o outro participante.

O legal é que isso é bom para ambas as partes, já que a compra de uma carta de crédito contemplada ainda assim sai mais barata que um financiamento. Logo, para a pessoa que está comprando, vale a pena comprar uma carta contemplada.

Ampliação do patrimônio

Planejamento é a essência do consórcio e também do seu sucesso financeiro. Por isso, a aquisição de cotas programadas dentro das suas possibilidades pode representar uma facilidade para que você programe seu futuro e da sua família ou até mesmo da sua empresa.

É uma das formas mais seguras que existem em todo o mundo de ampliar o seu patrimônio sem se comprometer financeiramente. Com um patrimônio robusto você consegue ter renda extra todos os meses!

Vale a pena fazer um consórcio em 2023?

Acredita-se com veemência que em 2023 é o ano do consórcio, onde será possível encontrar os melhores consórcios tanto imobiliários quanto de automóveis.

O crescimento do setor é algo que já vem acontecendo nos últimos anos e deve se repetir agora em 2023. Muito disso se da pela inserção da tecnologia no processo das administradoras e pelo aumento do poder de consumo que deve vir esse ano com a esperada queda na inflação.

Com um investimento forte nas plataformas digitais, a Consorciocred permitiu a adesão de milhares de novos clientes no setor, proporcionando uma vantagem inestimável para quem quer vender sua cota: o pagamento a vista para aqueles que querem vender sua carta. E todo esse processo 100% online.

E para quem quer comprar um consórcio com agilidade, realizamos a venda de cotas de consórcio já contempladas, onde não precisa dar lance e nem depender da sorte para poder faturar o seu bem.

Botão para simular aquisição de consórcio