Hoje nós vamos falar como funciona a utilização da carta de crédito do Consórcio Magazine Luiza para construção.
A Magazine Luiza tem alguns benefícios que algumas outras administradoras não tem. Como por exemplo usar o FGTS para dar lance, então, dependendo de quanto você tem no FGTS, suas chances de ser contemplado aumentam consideravelmente.
Além disso, com o consórcio da Magalu você pode usar a estratégia do lance embutido e tentar a contemplar sua cota usando parte do próprio crédito como lance.
Consórcio Magalu para reforma e construção
Primeira etapa
Depois de ser contemplado é aprovar seu cadastro, e para isso serão solicitados a você alguns documentos. São eles:
- CPF
- RG
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de endereço
- Ficha cadastral
- Carteira de trabalho (Se for CLT)
- Três últimos holerites (se for CLT)
- CNPJ (Se for MEI)
- Últimos 3 extratos bancários (se for MEI)
Se estiver com o nome sujo é preciso regularizar, se não pode ser que seja solicitado um fiador. Mas não se desespere, o consórcio Magalu tem as maiores taxas de aprovação do mercado. Hoje é muito difícil você ter um crédito negado através de um consórcio.
Segunda etapa
Na segunda etapa, você já tem o terreno e vai começar a erguer a sua casa, ou você já tem a sua casa mas quer reformar. Alem disso, já teve seu crédito aprovado.
Três certidões iniciais serão solicitadas, tanto para você quanto para seu cônjuge, se houver:
- Certidões cíveis
- Certidões criminais
- Certidões fiscais
O que é isso? Consórcio basicamente vai averiguar se você não tem nenhum debito fiscal, alguma ação trabalhista, se esse imóvel não esta em processo de espolio ou de inventario. Todas essas certidões serão necessárias antes começar a sua obra. Você pode retirar elas no fórum da sua cidade.
Para finalizar a segunda etapa, será necessário a certidão de distribuições de ações trabalhistas em andamento no seu nome e também do cônjuge.
Desde o processo inicial passamos para a parte da documentação, aprovação, documentação do terreno e das suas certidões.
Quais documentos do imóvel precisam ser enviados a administradora?
- Matrícula original do imóvel
- Certidão negativa de tributos
- Certidão de valor venal
- Planta emitida por engenheiro responsável aprovada pela prefeitura
Como construir com o consórcio da Magalu?
Existem duas situações, vamos começar na primeira, quando você foi contemplado no seu consórcio Magalu e tem o seu terreno já quitado, no seu nome, e quer usar ele para construção.
Quando você alienar o seu terreno, já vai ser liberado 30% do crédito, de acordo com o cronograma que o seu engenheiro vai fazer. Dessa forma, será preciso contratar um engenheiro de sua confiança que vai fazer um cronograma da obra e um memorial descritivo. Alienou esse terreno a empresa já vai liberar 30% do crédito.
Mas se você ainda não tiver o seu terreno, existe a segunda situação. Vamos supor que você contratou um consórcio de 400 mil reais e você foi contemplado. Já passou pela análise cadastral e foi aprovado.
Você manda toda a documentação do terreno e a empresa vai liberar 30% para você. Se você contratou um crédito de 400 mil reais, terá 120 mil reais para adquirir um terreno. Se você não achar um terreno nesse valor, terá que dispor de capital próprio na aquisição para completar o que falta.
Resumindo, se você não tem o terreno ainda, na contemplação a empresa libera 30% do valor para você adquirir o terreno.
Cerca de 60% do crédito, de acordo com o cronograma e memorial descritivo da obra, vai ser liberado para construção. Então tem 90% no total para você comprar o seu terreno e construir.
Os outros 10% ficaram retidos, que é da documentação para sair o Abit e a escritura da obra. No fim é só solicitar esse reembolso.
Você pode fazer a casa do jeito que você quiser, mas será preciso seguir as normas e regras de acordo com sua cidade e seu estado. Você vai precisar de um alvará, na obra tudo tem que estar certinho.
Como funciona a liberação do crédito?
Vai cair o dinheiro na sua conta. Você vai mandando a documentação e a obra vai seguindo, como se fosse um financiamento o dinheiro é liberado em 3 parcelas.
No consórcio Magalu você não paga as etapas da sua construção. Algumas administradoras de consórcio cobram pela vistoria dos engenheiros, mas na Magalu não. Você emite fotos do seu terreno e o engenheiro da própria administradora faz o acompanhamento para assim liberar o crédito de acordo com o cronograma.
Ou seja, você não recebe o valor do crédito em si diretamente, é preciso estar enviando um documento que a Magalu manda para você especificando as etapas da obra. A cota deve estar em dia, se houver parcelas em aberto, vai surgir pendências na liberação.