Nesse artigo eu vou ensinar para você como você pode usar sua carta de crédito na prática, por isso, eu vou começar dando uma breve explicação do que que é uma carta de crédito contemplada, como ela funciona e depois eu vou te mostrar o passo a passo de como você faz para poder usar ela.
Então esse texto é para você que tem um consórcio e foi contemplado e quer descobrir como que você faz para utilizar essa carta de crédito, ou até mesmo para você que ainda tá pensando em fazer um consórcio com o objetivo de conseguir a contemplação lá na frente.
Por isso que esse conteúdo é tão importante. Eu quero ajudar vocês a quando forem fazer o uso da carta de crédito não caiam em ciladas, não caiam em armadilhas. É muito importante a informação.
O que é a carta de crédito
A carta de crédito é o objetivo de todo mundo que inicia um consórcio, é o final que todo mundo que inicia um consórcio quer ter, que é a contemplação. Nem todas as pessoas têm dinheiro para pagar o bem que eles querem comprar à vista e não podem ou simplesmente não querem pegar um empréstimo ou financiamento num banco devido aos altos juros que essas opções de crédito vão oferecer.
É nesse momento que elas podem optar pela alternativa do consórcio e um consórcio várias pessoas vão se reunir para formar um grupo com o objetivo de adquirir um bem em comum. Esse bem em comum pode ser um imóvel, uma casa, um terreno.
Cada membro daquele grupo vai fazendo os pagamentos mensais das parcelas para o fundo comum. Essas contribuições são as parcelas do consórcio que são formadas pelo fundo comum, pelas taxas administrativas e pelo fundo de reserva.
Todo mês, através dos sorteios ou dos lances, um ou mais membros do consórcio são contemplados com a carta de crédito, que é o valor necessário para você conseguir adquirir aquele bem que você desejava
Como funciona a carta de crédito?
Na prática é bem simples, você realiza os pagamentos mensais. Conforme você acordou no contrato, quando você for contemplado, você recebe a carta de crédito, realiza a compra daquilo que você tinha como objetivo e para que você consiga chegar nesse objetivo o passo a passo vai ser dividido principalmente em quatro partes.
A primeira vai ser verificar o valor que você tem para usar naquela carta de crédito, a segunda vai ser você escolher o bem que você quer comprar, a terceira vai ser você entrar em contato com a administradora da carta de crédito para iniciar o processo de faturamento e por fim você acompanhar o processo de liberação dos recursos e finalizar aqui aquisição do seu bem.
Passo a passo para utilizar a carta de crédito contemplada
Beleza, fui contemplado, e agora que eu faço? Como eu falei anteriormente a carta de crédito é o valor do fundo comum que você pagou do seu consórcio que agora vai estar disponível para você poder usar.
Você precisa descobrir qual que é o valor do fundo comum ou seja quanto você tem disponível para usar na sua carta de crédito. Bom, isso pode parecer simples mas muita gente se confunde.
Verificar o valor disponível na carta de crédito
A forma correta de você conseguir saber esse valor exato é pegando o extrato atualizado da cota. Nele você verifica quanto que a cota possui de líquido a pagar. Não é o valor do bem, não é o valor da categoria, é o líquido a pagar.
E onde que eu consigo esse extrato? Você liga no portal do consorciado no chat no aplicativo e faz a solicitação que eles vão te envia r ou pelo chat ou pelo e-mail ou você consegue dentro do próprio aplicativo ali tem uma área estrato atualizado você consegue fazer o download desse estado
Escolher o bem ou serviço desejado
Já referente à hora de você indicar o bem que você vai comprar para administradora, é bom deixar claro que você pode comprar qualquer bem desde que ele se enquadre dentro da categoria do seu consórcio.
Ou seja, o consórcio de imóvel vai permitir que você adquira qualquer bem dessa categoria, seja uma casa, um terreno, construir uma casa e por aí vai. No caso de automóveis você pode escolher veículos novos, usados, caminhão, carro, máquina agrícola e mais um monte de opções. Então você vai ter a opção de comprar qualquer bem dentro do segmento que sua carta de crédito se encontra.
Mas fica ligado, algumas administradoras elas colocam algumas regras na utilização da carta. Quanto ao limite do ano do carro, da alienação, o que isso quer dizer? se você vai comprar um carro usado você tem que ficar esperto porque algumas administradoras só vão permitir que você adquira o carro a partir de algum ano em específico e esses anos vão variar muito enquanto tem algumas administradoras que vão permitir somente TRS anos de uso tem outras que vão permitir até 15 anos de uso
Entrar em contato com a administradora do consórcio
Vai ser necessário que você providencie toda a documentação que vai ser necessária para a aprovação cadastral na administradora.
Então nesse caso na análise de crédito o fator principal é você conseguir comprovar pelo menos três vezes o valor da sua parcela atual.
Mas aqui vai uma dica, é bom você lembrar que existem duas formas de você ser contemplado, uma através de sorteio outra através de lance. Quando você é sorteado o valor da parcela que você tava pagando vai continuar igual. Então você vai ter que comprovar uma renda de três vezes o valor da parcela que você já vinha pagando.
Agora, se você for contemplado por lance o que acontece que na hora da contemplação é que existem duas formas de você amortizar o seu saldo devedor, você pode diminuir a quantidade de parcelas ou você pode diminuir o valor das parcelas. Nesse segundo caso você ofertando o lance diminuindo o valor da sua parcela vai ficar mais fácil de você comprovar a renda em relação à parcela reduzida do que aquela que você pagava anteriormente. Essa dica vai te ajudar muito na análise de crédito.
Realizar a compra do bem ou contratação do serviço
Quando é administradora receber toda aquela documentação que ela solicitou ela vai fazer a análise dessa documentação. Caso seja necessário, ela pode solicitar alguma informação adicional ou mais atualizada, algum documento que venha com pendência, e por aí vai.
Mas com todos os documentos conferidos e aprovados, o analista do processo lá dentro da administradora vai entrar em contato por telefone ou por e-mail com você consorciado para te informar sobre a finalização do processo de liberação daquela carta de crédito.
Ele vai te informar o prazo e tudo mais você tem que entender. Para liberar o crédito administradora ela vai te pedir uma garantia. Se a garantia for aprovada, aí sim o crédito vai ser liberado e o consorciado pode efetivar a compra daquele bem. O próprio bem que vai ser adquirido com aquela carta de crédito pode sim ficar alienado pelo consorciado na administradora, assim o consorciado mantém a posse e transfere a propriedade do bem para a administradora.
Depois de toda a documentação, se aprovado, o crédito ele é liberado para consorciado ele já pode utilizar aquele crédito para adquirir o imóvel dele o automóvel por aí vai.
E no caso de reforma e construção?
No caso de reforma e construção, você consorciado vai ter que pedir por meio de um profissional especializado um cronograma físico financeiro, memorial
descritivo da obra, projeto, planta e alvará aprovados pela prefeitura.
A liberação desse crédito referente à construção ela vai depender da análise e aprovação desses documentos exigidos pela administradora e também a ação de um laudo comprobatório expedido por uma empresa a ser contratada pela administradora, que os custos são de responsabilidade do consorciado, mas que podem ser descontados do valor da carta de crédito.
E se o bem que eu quero for de valor menor que a minha carta de crédito?
Bom, nesse caso não tem problema. Você pode usar o valor que sobrar da sua carta de crédito para quitação do saldo devedor restante amortização do saldo devedor bem, assim como você pode usar também para pagar documentação daquele bem seja ele um imóvel ou seja ele um veículo.
Já se o bem que você quer for de um valor menor que a sua carta de crédito, você tem que completar o valor com recursos do próprio bolso depois de informar a administradora de qual é o bem que você vai comprar.
Não vou usar minha carta de crédito, e agora?
Você tem algumas opções dependendo das regras da administradora do consórcio e do tipo de contrato que você tem. Claro, aguardar o momento certo é uma opção. Você pode optar por esperar até o momento que você considera certo para utilizar aquela carta de crédito.
Isso pode acontecer quando você encontrar o bem ideal que você deseja, quando as condições de mercado tiverem mais favoráveis para você ou quando suas circunstâncias financeiras tiverem mais estáveis por exemplo.
Se você não tem pressa para utilizar sua carta de crédito você pode simplesmente aguardar até que as circunstâncias mudem ou até que você encontra uma oportunidade melhor para utilizar aquela carta.
Em alguns casos é possível também vender sua carta de crédito para algum terceiro, isso pode ser feito diretamente com pessoas interessadas ou empresas em adquirir cartas de crédito contempladas.
Outra possibilidade é que em alguns casos você pode receber em dinheiro o valor da sua carta de crédito da administradora. Para que isso aconteça, vai ser necessário você ter contemplado sua carta e que o saldo devedor da cota tenha sido quitado.