Assim que você é contemplado no consórcio você consegue a sua carta de crédito para assim fazer a aquisição do seu imóvel. Ou seja, com a contemplação já é possível realizar seu objetivo de ter seu bem imobiliário.

Você já deve saber que usar a carta de crédito para comprar um imóvel é uma ótima alternativa para a adquirir um bem imobiliário de maneira facilitada e sem pagar juros. Mas qual o passo a passo depois da contemplação? Se o seu consórcio de imóveis for contemplado nesse instante, por onde começar, o que fazer para usar a carta de credito na compra de um imóvel?

Depois de ser contemplado começa o processo de como usar a carta de crédito e caso você tenha muitas questões relacionadas a essa etapa, vale conferir agora o guia que fizemos nesse post com o passo a passo para entender, sem ficar com duvidas, como fazer a compra de um imóvel com carta de crédito! Está pronto para aprender?

Carta de crédito de imóvel

A carta de crédito de imóvel é uma excelente opção para quem deseja adquirir um imóvel, seja para moradia, investimento ou até mesmo para reforma e construção. Aqui estão algumas informações importantes sobre a carta de crédito de imóvel:

O que é uma Carta de Crédito de Imóvel?

Uma carta de crédito de imóvel é um documento que garante ao consorciado o direito de utilizar um valor específico para a compra de um imóvel. Esse valor é obtido através de um consórcio, que pode ser contemplado por sorteio ou lance.

Vantagens da Carta de Crédito imobiliário

  1. Flexibilidade: Você pode usar a carta de crédito para comprar diferentes tipos de imóveis, como casas, apartamentos, imóveis comerciais, terrenos, entre outros.
  2. Negociação: Com a carta de crédito em mãos, você tem maior poder de negociação, podendo obter melhores preços e condições de pagamento.
  3. Sem Juros Abusivos: Diferente de financiamentos bancários, a carta de crédito não possui juros abusivos.

Como funciona a carta de crédito para compra de imóvel

A carta de crédito para compra de imóvel é uma modalidade de consórcio que permite ao consorciado adquirir um imóvel sem a necessidade de financiamento bancário.

O interessado adere a um grupo de consórcio, onde todos os participantes contribuem mensalmente com um valor determinado.

Uma vez contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito, que pode ser utilizada para a compra de diferentes tipos de imóveis, como casas, apartamentos, imóveis comerciais, terrenos, entre outros. A carta de crédito também pode ser usada para construção ou reforma de um imóvel.

Defina a utilização da carta de acordo com sua necessidade

Hoje com um consórcio de imóvel você pode adquirir um imóvel residencial, comercial e também rural, sejam eles novos ou usados. Você pode comprar apartamento, casa, construir, reformar, comprar terreno, comprar terreno e construir, e por aí vai!

O consórcio imobiliário é uma ferramenta muito inteligente para você fazer a aquisição do seu imóvel ou a construção do seu patrimônio. As suas formas de utilização são extremamente amplas.

Por isso, definir o uso que faz mais sentido dentro da sua necessidade, levando em consideração a amplitude do produto, é o primeiro passo. Assim, será mais fácil encontrar um imóvel com as características que se encaixem dentro daquilo que você deseje.

Mas aqui vai um destaque de muita importância. As possibilidades de uso da carta de crédito de imóvel vão variar de Administradora para Administradora, ok? Então vale a pena conferir com a sua se há algum impedimento para fazer a compra dentro dos moldes que você deseja.

Pesquise e procure muito bem o imóvel ideal

Sabendo das formas de utilização da sua carta de crédito de imóvel, você já percebeu que essa é uma ferramenta bem interessante e indispensável se você quer fazer a aquisição ou construção de um bem imobiliário. Agora que você já escolheu a forma de utilização ideal para você de acordo com as suas necessidades, é hora de pesquisar e procurar muito as opções que se encaixam naquilo que você precisa.

Não tenha pressa e dedique um bom tempo para encontrar o imóvel ou terreno ideal que atenda a tudo que você precisa e deseja. Faça comparações entre as opções plausíveis levando em conta coisas como preço, localização, possibilidade de rendimento e valorização do bem.

Evite a qualquer custo comprar a primeira opção que aparecer pela frente, pois com pesquisa sempre será possível encontrar uma oportunidade ainda melhor.

Avalie as opções

Assim que encontrar as opções que mais atendem a sua necessidade depois de muita pesquisa, é hora de comparar elas para assim decidir qual é a opção mais vantajosa financeiramente.

Na hora de avaliar os valores, saiba que você não precisa comprar um bem com o valor equivalente ao da sua carta de crédito. Se o imóvel for mais barato que a carta, é possível utilizar o valor que sobrar para quitar as parcelas do saldo devedor de quitação da cota ou utilizar no pagamento da documentação necessária decorrente da compra do bem.

No caso do valor da sua carta de crédito ser inferior ao do imóvel desejado, basta usar recursos próprios para completar o valor restante. Em alguns casos é possível até a utilização do FGTS na complementação. Os usos do FGTS na compra do imóvel com carta de crédito serão destrinchados mais a frente nesse guia.

Fique atento as condições de compra

A carta é reconhecida como um documento que comprova que o proprietário possui certa quantidade de dinheiro disponível para a compra do bem à vista. O entendimento sobre a utilização desse crédito imobiliário é um detalhe que fará muita diferença para você conhecer.

Na hora da negociação, quando for comprar o bem, possuir a carta de crédito é uma grande vantagem, uma vez que é considerada uma forma de pagamento à vista, aumentando seu poder de negociação com o dono do imóvel a ser adquirido.

Vale ressaltar que o valor da compra será pago pela Administradora, cabendo a ela efetivar o pagamento ao dono do imóvel, porem, cabe a você negociar os valores, ela só irá realizar o pagamento já que é ela a responsável por efetivamente concluir o processo de compra.

Providencie a documentação

Assim que escolher o imóvel e negociar com o dono do mesmo quais serão as condições de compra, você terá sua carta de crédito disponível para dar seguimento no processo de aquisição do imóvel que você deseja comprar.

Agora pronto? Ainda não. Para que a Administradora libere o uso do valor da carta de crédito é preciso fornecer alguns documentos que serão listados aqui, como:

  • Matrícula atualizada do imóvel
  • Documentação do proprietário do imóvel
  • ficha cadastral de aprovação de renda do consorciado

Será papel da Administradora da carta de crédito aprovar os documentos que foram entregues pelo consorciado. Esses documentos em suma tem papel de demostrar que o consorciado proprietário da carta de crédito comprova a renda mínima necessária que é exigida pela Administradora para o bem poder ser faturado. Assim que forem comprovadas as garantias de renda exigidas, a Administradora liberará o crédito direto ao dono do imóvel.

Atente-se ao prazo para o uso dos recursos

Lembre-se que a carta de crédito só pode ser usada até o final do grupo do consórcio. Se acabar o prazo do grupo e você ainda não tiver usado os recursos que tem disponível, os mesmos ficaram presos na Administradora em um local chamado “recursos não procurados”.

Fique atento, pois quando o dinheiro está nesse fundo é cobrado mensalmente uma taxa sobre ele, a chamada taxa de permanência. Esse é um dinheiro que você não terá acesso novamente.

Não pare de pagar as parcelas

Se você foi contemplado antes do grupo acabar e já fez a aquisição do seu bem imóvel com a sua carta de crédito, saiba que será preciso continuar pagando as parcelas restantes até quitar por completo o valor do saldo devedor.

Como o bem ficará alienado, se você não cumprir suas obrigações mensais, seu bem poderá ser tomado como garantia. Sabendo disso, continue realizando o pagamento das parcelas normalmente até acabar o prazo de pagamento do grupo.

Agora mesmo, você que tem pretensão de comprar um imóvel e tem uma carta de crédito, já sabe o que fazer. A carta de crédito de imóvel contemplada é uma forma prática e segura de investir no seu bem na certeza que vai ter retorno.

O que é preciso para que a Administradora aprove minha renda?

Após entregar toda a documentação necessária, caberá a Administradora aprovar o seu cadastro como cessionário legitimo daquela carta de crédito.

Para que isso seja feito sem maiores problemas, será preciso apenas ter um bom histórico de pagamento no banco, um score alto e comprovar renda pelo menos 3x acima do valor mensal das parcelas.

Atendendo esses requisitos você será aprovado sem maiores problemas.

Utilização do FGTS na compra do imóvel com carta de credito

Como foi dito mais acima nesse guia, você pode utilizar o FGTS como forma de complementar o valor do imóvel ao comprar ele com a sua carta de crédito.

Mas quais são as formas de usar o FGTS na hora de fazer a compra do meu imóvel com minha carta de crédito? Veja a seguir.

Pagamento de parte das prestações

Você pode usar o FGTS para pagar parte das prestações. Nesse caso, seu FGTS pode abater até 80% do valor total das parcelas restantes. E se você tiver sido contemplado e não tiver parcelas em atraso, o FGTS também poderá ser usado.

Complemento da carta de crédito

O FGTS no consórcio de imóvel também pode ser usado para complemento da carta de crédito, à vista.

Amortização ou quitação do saldo devedor

É possível amortizar ou até mesmo quitar o saldo devedor do seu consórcio imobiliário com o uso do FGTS.

O que não pode fazer ao comprar um imóvel com carta de crédito?

  • Comprar um imóvel de outra categoria: a carta de crédito poderá ser utilizada somente em imóveis em que você escolha o tipo. Os tipos possíveis são: novos, usados, residenciais, comerciais, urbanos, rurais, para terrenos, construção na planta, reforma ou compra de terreno e construção. Essa regra ocorre com qualquer outro tipo de consórcio, a aquisição de bem precisar estar dentro da mesma categoria.
  • Receber o dinheiro para a compra do imóvel: ao comprar um imóvel que se enquadra nas suas necessidades e valores, o pagamento será negociado à vista com o comprador. A rapidez com que o pagamento é liberado permite negociar abatimentos no preço junto com o proprietário. Porém, vale lembrar que é a Administradora que resolve essa questão, o valor não passa pelo consorciado.
  • Adquirir um imóvel do cônjuge: a maioria das Administradoras estabelecem a recusa de grau de parentesco entre o consorciado e o proprietário do bem que ele deseja comprar, com excessão da Porto Seguro e do Itaú.
  • Comprar um imóvel irregular: é necessário o imóvel ter registro no cartório, na prefeitura, além de todos os seus tributos estarem em dia. A vistoria é realizada pela própria Administradora a fim de atestar as condições do imóvel e se o valor de mercado é suficiente para cobrir o saldo da cota.

Posso comprar dois imóveis com uma carta de crédito?

Sim, é possível comprar dois imóveis com uma carta de crédito, desde que o valor da carta de crédito seja suficiente para cobrir o preço dos dois imóveis. No entanto, é importante considerar alguns fatores.

Além disso, não necessariamente os dois imóveis precisarão ficar alienados. Se apenas um deles já cobrir o valor da carta, você pode alienar apenas um.

O valor da carta de crédito deve ser suficiente para cobrir o custo total dos dois imóveis. Se o valor da carta for menor, você precisará complementar com recursos próprios.

Botão Realize seus sonhos com carta de crédito já contemplada

Cada imóvel terá sua própria documentação e procedimentos de compra. Certifique-se de que todos os documentos necessários para cada imóvel estejam em ordem.

Antes de proceder, consulte a administradora do consórcio para obter orientações específicas sobre o uso da carta de crédito para a compra de múltiplos imóveis e esclareça todas as dúvidas que possa ter.

Quais cuidados tomar para comprar imóvel com carta de crédito imobiliário?

A maior preocupação dos consórcios está relacionada ao risco de idoneidade da Administradora, ou seja, com a desqualificação ou falência da mesma.

Por isso, a credibilidade da empresa deve ser levada e consideração. Imagine se, em uma situação hipotética, a empresa que você contratou para comprar um imóvel declara falência e não consegue honrar com os compromissos acordados em contrato?

Dessa forma a solidez e a saúde financeira do grupo é também de fundamental importância para a escolha da melhor Administradora no momento da contratação do seu consórcio.

Caso vários consorciados atrasem suas parcelas, os demais participantes podem sofrer consequências, como menor quantidade de contemplações mensal, afetando a quantidade de cotas contempladas do grupo.

Portanto, precauções básicas como a escolha de uma Administradora regulamentada e com boa saúde financeira, além de fundo de reserva para a margem de inadimplência, são essenciais para o funcionamento do consórcio.

A carta de crédito para compra de imóvel é uma modalidade de consórcio que permite ao consorciado adquirir um imóvel sem a necessidade de financiamento bancário. Aqui está um detalhamento de como funciona:

Funcionamento da Carta de Crédito para Imóvel

Adesão ao Consórcio:

  • O interessado adere a um grupo de consórcio, onde todos os participantes contribuem mensalmente com um valor determinado.
  • Cada participante tem direito a uma carta de crédito, que será utilizada para a compra do imóvel.

Contemplação:

  • A contemplação pode ocorrer de duas formas: por sorteio ou por lance.
  • Sorteio: Periodicamente, são realizados sorteios entre os participantes do grupo, e o sorteado recebe a carta de crédito.
  • Lance: Os participantes podem oferecer lances, que são valores adicionais ao pagamento mensal. O maior lance é contemplado com a carta de crédito.

Utilização da Carta de Crédito:

  • Uma vez contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito, que pode ser utilizada para a compra de diferentes tipos de imóveis, como casas, apartamentos, imóveis comerciais, terrenos, entre outros.
  • A carta de crédito também pode ser usada para construção ou reforma de um imóvel.

Compra de Carta de Crédito Contemplada de imóvel

É possível adquirir uma carta de crédito já contemplada, economizando o tempo de espera pela contemplação.

Para isso, é necessário passar por uma análise cadastral por parte da administradora, que irá aprovar ou recusar a transferência.

Normalmente, é preciso comprovar renda cerca de três vezes acima do valor das parcelas da cota e ter disponível um valor de entrada que gira em torno de 40% do valor total do crédito.

Passo a Passo para a Compra de uma Carta de Crédito Contemplada

Escolha da Carta de Crédito:

  • O cliente escolhe a carta de crédito que deseja adquirir.

Negociação e Contrato de Venda:

  • Fechamos a negociação com o Contrato de Venda, onde todas as informações do negócio são registradas.
  • O contrato é assinado digitalmente via plataforma da DocuSign.

Análise Cadastral:

  • Enviamos uma ficha cadastral que o cliente precisa preencher e devolver com todas as informações necessárias.
  • A administradora da carta escolhida realiza a análise cadastral.

Aprovação e Taxa de Transferência:

  • Se aprovado, a administradora gera uma taxa de transferência, que deve ser paga pelo cliente comprador.
  • Com a taxa de transferência paga, a administradora libera o Termo de Transferência.

Assinatura e Reconhecimento:

  • O Termo de Transferência é assinado e reconhecido por ambas as partes, finalizando a transferência da carta de crédito.

Se precisar de mais informações ou quiser iniciar o processo de compra de uma carta de crédito de imóvel, estamos à disposição para ajudar!

A carta de crédito imobiliário é uma das melhores opções que te permitem comprar um imóvel pagando menos juros e podendo negociar à vista.

Se o seu desejo é adquirir uma carta de crédito já contemplada para comprar um imóvel, a ConsorcioCred pode te ajudar a escolher a melhor Administradora do mercado.

Caso sua necessidade seja imediata basta falar conosco agora mesmo no telefone.