Nesse artigo vamos responder uma das perguntas mais frequentes do consorciado que é: Sou obrigado a usar todo o valor da minha carta de crédito para comprar o bem? Se eu não usar eu vou perder essa grana? Será que o que sobrou lá na carta eu posso pegar em espécie? São essas e outras questões que vamos responder nesse texto para você.

Confira até o final porque são varias alternativas e é preciso saber qual se encaixa melhor no seu perfil como investidor.

Quando você começa a pagar pelo consórcio, você está investindo na sua carta de crédito. Isso significa que ela corresponde ao valor total do bem que você deseja adquirir.Mas antes de tudo é preciso entender o que é uma carta de crédito.

O que é e como funciona uma carta de crédito?

Não tem como você ter um consórcio sem ter uma carta de crédito e também não ter como você ter uma carta de crédito sem ter um consórcio, no final, as duas coisas são as mesmas. O que vale a pena você ter uma noção é que quando se entra em um grupo de consórcio você tem que escolher um valor de carta de crédito, ou seja, a carta de crédito vai ser o valor que você vai começar a investir para buscar o bem que você quer comprar.

Por exemplo, quero comprar um veículo de R$60.000,oo, você não vai fazer um consórcio no modelo do carro, vai fazer um consórcio no valor dessa carta de crédito que você vai utilizar para comprar esse carro.

E essa carta de crédito ela está não contemplada, ela está dentro de um grupo de consórcio mas ainda não foi contemplada. Você vai precisar conseguir a contemplação via sorteio ou lance para poder utiliza-la.

Nesse caso existem pessoas que entraram em uma carta de crédito não contemplada em um grupo de consórcio e aí começaram a investir. No meio do caminho elas conseguiram contemplar suas cartas, mas não pretendem utilizar elas, e sim buscar rentabilidade com a venda dessa carta contemplada.

Você pode ir lá e comprar essa carta pagando o valor que foi pago para a pessoa mais um ágil em cima desse valor, pois a carta de crédito já está prontinha para ser utilizada. Nesse caso você está comprando uma carta de crédito já contemplada.

Como eu posso usar minha carta de crédito, quais as opções?

Você está com a sua carta de crédito em mãos, o que eu posso comprar com essa carta de crédito? Basicamente existem 3 categorias de consórcio: bens móveis, imóveis e serviços. Se você começou a investir em uma categoria não é possível trocar por outra.

Se dos seus planos mudarem no meio do caminho e de repente você precisa mudar sua carta de crédito, não será possível fazer a portabilidade de categoria e nem de grupo.

Agora que você já sabe como funciona e a categoria, você foi comprar o bem e esse bem tem o valor mais baixo que a sua carta de crédito contemplada, o que fazer? Eu perco essa grana que ta alí sobrando? Não. Entenda a seguir.

E se o valor do bem for maior que o da carta de crédito?

Vamos listar para você as três principais alternativas do que você pode fazer com os valores que sobrarem na sua carta de crédito.

Primeira alternativa:

É possível realizar o pagamento de despesas na compra desse bem, ou seja, pagamento de custos na adicionais desse bem. Por exemplo, você vai comprar um automóvel, existe o custo com transferência, valor do despachante, seguro, acessórios.

Você pode usar o percentual da sua carta de crédito que sobrou para pagar esses custos ou ser reembolsado por eles. Lembrando que apenas 10% do valor da carta pode ser usado para essas finalidades. Da mesma forma nas outras categorias, como por exemplo em bens imobiliários, pode utilizar o resto da carta de crédito para pagar o ITBI, taxas de cartório, registro, você pode fazer isso sem problema nenhum.

Segunda alternativa:

Você pode usar esses valores que sobraram na sua carta de crédito para antecipar parcelas de trás para frente e assim amortizar o seu saldo devedor junto a administradora. Isso é normal e é previsto em contrato.

Inclusive se você não falar antes o que você quer a administradora automaticamente vai fazer esse abatimento e dividir o seu saldo devedor, então, não, você não perde essa grana que sobra no consórcio, ela também serve para essa finalidade.

Terceira alternativa:

A última possibilidade é usar essa sobra para receber esse dinheiro em espécie, mas como fazer isso? Primeiro de tudo, para você receber o dinheiro da sua carta de crédito em espécie existem duas premissas, ela tem que estar contemplada e quitada.

Nesse caso, você pode antecipar as parcelas de trás para frente, quitar a carta e receber esse residual em espécie, ou deixar naturalmente aquele valor investido com a administradora e no final do grupo você receber esses valores corrigidos pela aplicação que a administradora vai colocar.

Consorciocred pode te ajudar!

Graças a flexibilidade do consórcio o produto tem tem conquistado cada vez mais os brasileiros.

A carta de crédito já contemplada é um dos principais caminhos para conseguir fazer a aquisição de um bem de alto custo.

Com a carta de crédito contemplada, o consorciado tem mais autonomia para decidir como e de que forma pretende utilizar o valor que tem à disposição.

O poder de compra à vista acaba sendo de grande utilidade durante o processo de compra, afinal, com isso, é possível ter uma boa margem de negociação na hora da transação e até mesmo investir em um bem de valor ainda mais alto.

Quer uma cota de consorcio já contemplada? Escolha nos links abaixo uma carta de crédito contemplada que atenda a sua necessidade:

A ConsorcioCred é uma empresa sólida, idônea, conceituada no mercado, especializada em consórcios e cotas contempladas com amplo conhecimento e vasta experiência na área. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Para mais informações, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consorcio:

Ligue agora: (11) 3105-3500 ou entre em contato pelo Whatsapp

Gostaria de saber mais? Veja aqui os depoimentos de clientes que nos escolheram e ficaram satisfeitos com o resultado.