Dicas para comprar uma carta de crédito contemplada com segurança em 2024
Por ConsorcioCred28/02/2024 às 14:12 - Atualizado em 28/02/2024 às 15:06
Neste artigo trouxemos tudo o que você precisa saber para comprar uma carta de crédito contemplada com segurança e fazer o melhor negócio. Com as dicas você entenderá como comprar e utilizar o seu crédito sem dor de cabeça.
A carta de crédito é um documento oficial da administradora de consórcio que concede um determinado valor em dinheiro ao titular da cota contemplada para que ele possa comprar um bem móvel, imóvel ou serviço. Por este motivo, a venda de carta de crédito contemplada é permitida por lei.
O que são cartas contempladas? Elas são seguras?
Consorciados contemplados através de lance ou sorteio podem transferir suas cotas a terceiros com autorização da administradora de consórcios. As administradoras recomendam cuidado a quem tem interesse na compra porque muitas ofertas podem ser golpes. Portanto, todo cuidado é pouco antes de fechar o negócio.
Afinal, ao comprar a cota contemplada você terá que pagar um valor à vista ao consorciado para ter a carta de crédito e o direito de usá-la, bem como assumirá as parcelas pendentes do consórcio.
Confira abaixo dicas que preparamos para você comprar uma carta de crédito contemplada com toda a segurança necessária:
1. Confirme se a carta de crédito contemplada é verdadeira
Verifique junto à administradora do consórcio se a carta de crédito que você quer comprar existe e realmente foi contemplada. Entre em contato com a empresa por telefone ou pessoalmente e tire todas as suas dúvidas em relação a cota e ao consorciado que está oferecendo a carta de crédito.
Quer receber mais informações sobre Consórcio Contemplado
Deixe seus dados e te enviamos!
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM
A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) sugere que seja solicitada junto à administradora do consórcio uma declaração confirmando a condição de contemplação da cota, a data da assembleia de contemplação, o valor do crédito e seu rendimento financeiro, bem como as garantias que deverão ser apresentadas para a utilização do crédito. Essas informações são fundamentais para garantir que a cota é verdadeira e está realmente contemplada.
2. Confira se a administradora da carta de crédito é autorizada pelo Banco Central
O Banco Central é o órgão que regula e fiscaliza todas as administradoras de consórcios do país. É primordial verificar no site do Banco Central se a administradora da cota contemplada que você deseja comprar está regularizada e apta para funcionar.
3. Leia atentamente o contrato da compra da carta de crédito
O interessado em comprar a carta de crédito contemplada deve exigir que o vendedor da cota mostre o contrato que comprova qual é o bem que está vendendo e confirme o valor do crédito e da entrada.
Também é possível verificar no contrato o número total de parcelas do consórcio, as regras de contemplação e a taxa de administração.
Assine o termo de transferência do contrato somente após todas as validações, já que esse procedimento depende de sua aprovação. E não pague nada antes disso! A administradora, como gestora do grupo, precisa analisar a capacidade financeira do consumidor interessado em comprar uma cota contemplada, que pode ou não ser aceito como seu comprador.
Portanto, vale ressaltar de novo, não efetue qualquer pagamento antes da administradora aprovar a transferência do contrato.
Outra orientação da ABAC é que toda a documentação sobre a negociação da carta de crédito do consórcio contemplado seja solicitada e lida atentamente pelo consumidor que tem interesse na compra da cota.
Entre os documentos estão:
1 – Ata da Assembleia Geral Ordinária que garante a contemplação da cota em questão;
2 – Os comprovantes de todos os pagamentos efetuados das prestações até a data da transferência;
3 – A lista de documentos pessoais e garantias para que a liberação do crédito seja efetuada ao novo cotista;
4 – A cópia do contrato do consórcio.
4. Informe-se sobre a taxa de transferência do consórcio
Algumas administradoras podem cobrar uma taxa para a transferência da carta de crédito contemplada. Confira se essa cobrança existe, qual o valor da taxa e quem vai pagar essa despesa, você ou o consorciado contemplado.
5. Muito cuidado com a venda de cartas de crédito contempladas pela internet
Nunca passe seus dados pessoais, documentos e endereço a terceiros pela internet e nem transfira o dinheiro da compra antes de conhecer bem o vendedor e confirmar a veracidade da carta contemplada junto a Administradora do consórcio.
6. Verifique no contrato quais são as regras estipuladas para o uso da carta de crédito
Toda administradora de consórcio estabelece regras em relação ao uso da carta de crédito contemplada onde fica definido, por exemplo, qual bem pode ser adquirido (móvel, imóvel ou serviço) e quais as garantias exigidas pela administradora de consórcio até que todas as mensalidades estejam pagas.
O bem oferecido em garantia precisa estar com a documentação em dia e livre de qualquer ônus. Portanto, não é possível comprar um imóvel sem escritura ou comprar um veículo que ainda está financiado se você não pretende quitar o financiamento.
Antes de assinar o termo de transferência leia-o atentamente. Confira todos os documentos entregues pela administradora e o contrato de adesão ao grupo de consórcio que está sendo transferido para conhecer os direitos e obrigações que você irá assumir.
Esclareça todas as dúvidas que julgar necessárias, o prazo de duração do grupo, valor das parcelas, despesas que serão cobradas, se há algum tipo de seguro, prazo para o uso do crédito contemplado, possibilidade de optar por bem diverso do determinado pelo plano (se de maior ou menor valor do bem original, forma de antecipação de pagamento de prestações, etc).
7. Compare as administradoras de consórcio
O próprio Banco Central possui em seu site um ranking classificatório com as melhores e piores administradoras de consórcios do país em relação a sua qualidade de atendimento e resolução de problemas.
Quais tipos de consórcio existem no mercado e o que posso comprar com uma carta de crédito contemplada?
Serviços: viagens, eventos (festas de casamento, formatura), serviços médicos (cirurgia plástica), odontológicos, residenciais (construção e reforma), etc. É possível ao consorciado a aquisição de serviços de qualquer espécie, desde que haja comprovação fiscal quanto à prestação do serviço.
No caso de pessoa física, o prestador deverá emitir um RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) juntamente com um contrato de Prestação de Serviços (com o reconhecimento das assinaturas das partes por semelhança ou autenticidade/verdadeira). No caso de pessoa jurídica, a prestadora deverá emitir Nota Fiscal de prestação de Serviços.
Bens imóveis: imóvel já construído ou na planta e terreno. Construção ou reforma de imóvel, desde que seja no município de operação da administradora ou em município diverso, mediante autorização da administradora.
O titular da cota contemplada que deseja usar a carta de crédito para a compra de imóvel residencial e sair do aluguel, terá o direito de usar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS para complementar seu crédito contemplado, ou após a utilização do crédito, para abatimento parcial das prestações, assim como a amortização ou liquidação do saldo devedor do consórcio com os recursos provenientes do Fundo, desde que observadas às demais regras estabelecidas pela CEF (Caixa Econômica Federal).
Bens móveis: qualquer veículo automotivo (carro ou moto), aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos, moto aquática, ônibus de frota, caminhões, utilitários, entre outros; qualquer outro bem móvel ou conjunto de bens móveis que tiverem contratos referentes à bem móvel ou a um conjunto de bens móveis que não foram mencionados no primeiro item. Incluem-se neste, eletroeletrônicos e móveis.
É vantagem comprar carta de crédito contemplada?
Uma das principais vantagens na compra de uma cota de consórcio contemplado é que você não fica refém das taxas e prazos praticados pelos financiamentos existentes e pode pesquisar no mercado o bem ou serviço que deseja comprar, pagando um valor de prestação extremamente mais baixo, principal natureza do consórcio.
Outra vantagem na compra da cota de consórcio contemplado é poder utilizar o valor da carta de crédito no momento em que você a adquire. Ou seja, você recebe o direito de retirar a carta de crédito para comprar o bem ou serviço à vista, antes de terminar de pagar o consórcio. Seguindo nossas dicas você verá que comprar uma carta de crédito contemplada é um excelente negócio!
A ConsorcioCred é uma empresa sólida, idônea que além de especializada em consórcios, tem amplo conhecimento e vasta experiência em consórcios contemplados. Veja sua necessidade e realize seu sonho ou projeto agora mesmo!
Para mais informações, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio.