Consórcio Ademicon: É bom? É uma boa administradora de consórcios? Tudo que você precisa saber sobre!

Por Paulo Amaro Da S. M. Santos06/03/2024 às 20:15
Atualizado em 01/04/2024 às 18:11
consorcio ademicon

Neste conteúdo iremos seguir nossa série especial onde avaliamos as vantagens e desvantagens de cada uma das Administradoras de consórcio das quais trabalhamos. No artigo em questão, iremos falar sobre a qualidade da Administradora de consórcio Ademicon.

A ideia desse texto é se aprofundar no produto da Ademicon, que é uma administradora que nós da ConsorcioCred estamos olhando com muito bons olhos pelo tamanho e pela curva de crescimento que ela tem apresentado, graças à maneira inovadora como se desenvolve.

Se você quer fazer o melhor plano de consórcio, fique ligado, pois esse conteúdo irá te ajudar a escolher a melhor Administradora para você. Nesse texto vamos avaliar alguns quesitos da Administradora Ademicon, como a amplitude de utilização do produto, o sistema de transferência, os benefícios do produto, canais de atendimento, processo de faturamento e liquidez na revenda.

Sobre a Ademicon

A Ademicon começou em Curitiba, Paraná, dentro de uma associação dos empreendedores do mercado imobiliário do Estado do Paraná na década de 90. Nesse período, o país enfrentou uma recessão, levando as construtoras a buscar alternativas diante da dificuldade em aprovar financiamentos tradicionais. Surge então a ideia de formar grupos de consórcio para imóveis, uma solução inovadora na época.

A marca se expandiu do Paraná para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, tornando-se a maior bandeira na região sul. Após mais de 10 anos, a Ademicon chegou ao Sudeste, inicialmente com uma unidade em Santos. A expansão continuou até alcançar a capital de São Paulo, marcando a caminhada de sucesso da empresa.

Quer receber mais informações sobre Consórcios

Deixe seus dados e te enviamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

A história da Ademicon envolveu uma fase inicial dentro de uma associação, a Adem, onde os empresários, ao verificar as regras do Banco Central, formaram o primeiro grupo de consórcio imobiliário do país na década de 90. No entanto, devido à complexidade da demanda, alguns empresários abriram mão do projeto, sendo então a família Schuchovsky, liderada pelo fundador Raul Schuchovsky, a responsável por assumir a operação. Com isso, a empresa deixou de ser Adem e passou a ser Ademilar, mantendo o "lar" no nome como uma referência ao compromisso com o lar e a moradia.

Mentalidade da Administradora

Ao longo dos anos, a mentalidade da empresa passou por mudanças notáveis em termos de tamanho, marketing, agressividade e inovação de produto. Essa evolução demandou tempo para se desenvolver e difundir a marca a nível nacional.

O posicionamento atual no mercado reflete um crescimento notável, superando os índices do setor de consórcio. Enquanto o mercado cresce em torno de 10 a 15% ao ano, a Ademicon tem apresentado um crescimento acima de 30% ao ano, impulsionado pela injeção de capital e entrada de novos investidores.

A estratégia de expansão nacional também inclui a contratação de Tadeu Schmit como embaixador da marca e o patrocínio ao programa Big Brother, uma iniciativa que visa alcançar o público de todo o Brasil. Além disso, a Ademicon patrocina eventos esportivos de grande visibilidade, como o torneio de tênis Roland Garros, e possui associações com clubes renomados, como o São Paulo Futebol Clube.

Sobre o produto da Ademicon

Vamos entrar um pouquinho no produto do consórcio da Admicom e explicar um pouquinho para vocês. Nós da ConsorcioCred criamos um ranking para avaliar produto consórcio e as diferentes administradoras.

E qual o nosso critério? Entendemos que hoje no mercado os únicos rankings públicos que existem sobre produto é o Ranking do Banco Central, que é um ranking baseado em reclamação.

Em nossa avaliação você não pode avaliar um produto para quem reclama menos, ele TÉ reflete alguma informação até que relevante, mas você não pode avaliar o consórcio somente baseado nesse quesito. Logo, nós criamos o nosso ranking que visa  avaliar o consórcio do ponto de vista da experiência do cliente.

Critérios de avaliação

Quais os critérios do nosso ranking usado para classificar tanto a Ademicon quanto outras Administradoras? O primeiro é avaliar quais a os as formas de utilização do produto, se é flexível ou não.

O segundo quesito é referente a qual o prazo de pagamento do bemm o faturamento. O terceiro diz respeito a como funciona os canais de atendimento, o chat, o telefone, é rápido? Atende bem? No prazo adequado?

O quarto é o sistema de transferência da administradora. Às vezes a pessoa não compra para vender, mas se precisar transferir, vai conseguir com facilidade? Ainda nessa linha, temos o quinto quesito que é a liquidez na revenda, ou seja, se eu quiser vender o consórcio da Ademicon, ele tem liquidez? Tem procura?

E por fim chegamos ao último critério que são os benefícios e novidades do produto da Ademicon.

Formas de utilização para imóvel

A carta de imóvel permite aquisição de diversos tipos, como imóvel residencial, comercial, terreno, reforma, e até mesmo construção. Muitas administradoras apresentam restrições quando se trata de utilizar a mesma carta para comprar um terreno e realizar a obra com a mesma garantia.

No entanto, a Ademicon permite operações de construção, proporcionando satisfação aos clientes. Ao contrário de algumas instituições, que exigem que a garantia seja estabelecida apenas após a conclusão da obra, a Ademicon permite que o terreno seja utilizado como garantia para iniciar a construção.

O valor da garantia é avaliado com base no terreno e no projeto de construção, considerando, por exemplo, que se o terreno vale 300.000 e o projeto de construção acrescenta mais 300.000, a carta pode contemplar um montante total de 600.000. Ao ser contemplado, o cliente pode quitar ou adquirir o terreno, alienando-o em nome da administradora. O próximo passo é a apresentação do projeto à prefeitura.

A Ademicon aprova o capital para a construção com base no cronograma físico-financeiro da obra. A liberação ocorre por meio de antecipação conforme as fases do projeto são executadas. O cliente apresenta o cronograma, como na primeira fase para a fundação, investindo, por exemplo, R$ 100.000. Ela libera o capital sem exigir garantia adicional, utilizando o terreno como garantia.

Ao concluir cada fase conforme o cronograma, o cliente pode antecipar a próxima etapa, liberando mais recursos, seja por meio de uma única carta ou composição de cartas. O valor total investido na construção aumenta a garantia no mercado, proporcionando flexibilidade ao cliente. Além disso, a Demicon permite o uso do consórcio para reforma de imóvel quitado ou alienar o próprio imóvel para capital de giro após a contemplação da cota.

Formas de utilização para veículo

Vamos para os veículos. Para caminhões pesados, a garantia é de 8 anos, enquanto para os leves é de 5 anos. A garantia é baseada na tabela FIP, cobrindo o saldo devedor ou o valor do crédito.

Ademicon é ótimo para veículos náuticos também, como Jet, embarcações. O ano Veículos como implementos agrícolas, implementos rodoviários, linha amarela, retroescavadeira, serão permitidos com até 5 anos. O mesmo vale para as motos.

Ou seja, as formas de utilização do consórcio Ademicon superam as concorrentes por dar mais opções ao consorciado. Por isso, atribuímos a nota 9 a esse critério de avaliação.

Processo de faturamento

Quanto tempo eles levam para pagar o imóvel e como funciona? A esteira digital ainda está em implementação. Então, hoje é o e-mail, manda tudo via e-mail.

O prazo de pagamento de veículo é de até 7 dias. O prazo de pagamento de veículo é de até 7 dias. Será preciso colocar o documento no nome do comprador para liberar o crédito, ou seja, estão comprando um carro seu, certo? Você tem que assinar o DUT, não só assinar como transferir o documento para o nome do comprador.

Para liberar o pagamento será necessário apresentar o documento transferido para a administradora.

No caso do imóvel, contemplou o crédito, aí passa a fazer a análise de crédito. Se o cliente estiver com nome sujo ou com restrições, resolvemos as restrições antes de ele poder utilizar o crédito.

Quanto à análise de crédito, é sistêmica, feita pela esteira. Não é necessário mandar Imposto de Renda. O cliente lista e reúne a documentação, monta o processo e encaminha para a administradora. A documentação passa pelo jurídico, onde é avaliada para aprovação de crédito.

O prazo para esse processo no caso de imóveis é de 15 dias para analisar o crédito e mais 28 dias para o pagamento ao vendedor, incluindo a escritura e matrícula.

A prática tem mostrado que, em alguns casos, processos podem ser concluídos em 15 dias, enquanto em outros podem levar até 28 ou 40 dias, dependendo das condições específicas e da agilidade do cliente em fornecer a documentação necessária.

Sob essa perspectiva, demos a nota 7.5 para a Ademicon nesse quesito.

Sistema de transferência

A cota contemplada terá um processo diferente da não contemplada. No caso da contemplada, se o bem não tá entregue, a transferência leva, pra veículo, em torno de sete dias uteis e para imóveis de média 30 dias.

Para a cota contemplada, a taxa para transfereir é de 0,75 em cima do crédito vigente, sendo a taxa mínima de 500 reais.

Na cota não contemplado, também tem a taxa para transferir, que é um pouquinho menor do que contempladas, de 0,50% em acima do crédito vigente.

E como funciona o processo de transferência? Ele é feito por e -mail. Pode solicitar no e-mail. Basta enviar o e-mail informando o grupo e cota, solicitando a transferência, e depois disso, a Ademicon vai informar quais são os documentos necessários, ao você devolver, ela irá iniciar um processo de análise e de transferência. Aí as fichas cadastrais são preenchidas com as informações do cedente e do cessionário.

A Ademicon vai gerar o boleto da taxa de transferência, tudo por e-mail. Depois disso é a liberar do termo. Todo o processo é digital, pode ser feita na assinatura pelo link. Tudo através do e -mail, não precisa nem usar o portal.

Baseado nas informações acima e nas nossas centenas de transferências de cotas da Ademicon realizadas, nós atribuímos a nota 10 ao processo de transferência de consórcios na Ademicon.

Benefícios do produto

Aqui vamos  listar alguns dos benefícios e vantagens nos quais a administradora de consórcios Ademicon pode oferecer a seus clientes.

Consórcio no exterior

O cliente que está no exterior, trabalhando, e deseja investir no Brasil pode utilizar o consórcio para essa finalidade. Ele pode deixar seu patrimônio no Brasil, garantir a junta administradora e levar o capital para fora, investindo no país onde escolheu viver.

A Ademicon aceita essa operação, permitindo que o cliente aliena seu imóvel no Brasil como garantia para investir no exterior.

Outra situação é quando o cliente trabalha no exterior, mas deseja construir patrimônio no Brasil. Muitas vezes, o dinheiro está guardado sem movimentação no país estrangeiro, e o consórcio torna-se uma opção para esse cliente.

Nesse caso, o cliente pode administrar seus recursos financeiros no Brasil, mesmo estando fora, utilizando o consórcio como facilitador.

Em ambas as situações, a Ademicon busca descomplicar o processo do consórcio para quem mora no exterior. O objetivo é transformar o consórcio em um produto facilitador, tornando-o mais acessível e eficiente para os clientes, seja para investir no exterior mantendo patrimônio no Brasil ou para construir um patrimônio no Brasil estando no exterior, o que é um benefício bem legal.

Facilidade na aprovação

A Ademicon possui um comitê de avaliação que faz toda a análise do processo. É possível fazer a defesa de crédito do cliente. O que emperrou, eles vão saber prontamente através do jurídico e tentar resolver.

É uma certidão explicativa que eles tem que emitir do cliente. Essa defesa pode sim ser feita e viabilizar a liberação do crédito. Assim, aconteceram muitos casos em que a Ademicon teve que entrar com essa defesa junto ao comitê, conseguiu um resultado positivo.

Contemplação

As formas de contemplação são: lance livre, fixo, lance fidelidade, lance limitado (podendo usar lance embutido) e sorteio.

Na categoria de lance livre, muitos grupos da Ademicon têm uma categoria de lance fixo. No caso dos automóveis, por exemplo, só para compreender um pouco mais sobre o que está sendo explicado, o lance fixo tem percentuais de 25% e 40%. Isso é ideal para quem deseja ingressar no consórcio e necessita de uma contemplação a médio prazo. Ou seja, não há tanta urgência, não sendo necessário ser contemplado nos primeiros meses, mas também não quer depender apenas da sorte. Isso democratiza bastante os grupos e oferece maiores chances para aqueles que têm mais capital aproveitar.

Outra característica interessante do consórcio ADM com é que a administradora também trabalha com um fundo comum flutuante. Todos os meses, a administradora de consórcio contabiliza os valores arrecadados e realiza a distribuição das contemplações. Vamos supor que, neste mês, a administradora determinou que serão entregues seis contemplações, incluindo lances e sorteios. No modelo mais comum de mercado, uma pessoa seria contemplada por lance fixo, e o restante das cotas seria contemplado por lance livre. Na Ademicon, o processo é diferente; o fundo é distribuído igualmente entre todas as categorias do grupo.

Por exemplo, se fosse seguir essa lógica, seriam contempladas duas pessoas no lance livre, duas pessoas no lance fixo de 25% e mais duas pessoas no lance fixo de 40%. Isso é perfeito para quem deseja entrar no consórcio com um valor de lance não muito alto, mas é necessário ficar atento e ter um montante significativo para oferecer como lance. Suas chances de contemplação no lance livre podem ser menores do que em outras empresas que não trabalham com um fundo comum flutuante.

A empresa também trabalha com lance embutido nos grupos de automóveis e nos grupos de imóveis, com percentual de 25%. Na minha opinião, esse percentual está na medida certa, não sendo um lance embutido que onera demais, mas também não é tão baixo a ponto de não ser útil. Esse percentual é realmente bacana, e você pode participar do lance fixo de 25%. Caso seja contemplado, é possível cobrir todo o seu lance utilizando os recursos da própria carta de crédito, o que chamamos de lances 0.

No geral, a parte de contemplação da Ademicon é muito boa, especialmente para consorciados que não possuem muitos recursos para ofertar um lance livre e estão buscando uma contemplação em médio prazo.

Baseado no pontos destacadas atribuímos a nota 9 aos benefícios que a Ademicon proporciona.

Canais de atendimento

Quanto ao atendimento, tem chat, telefone, App do cliente, e também existe o atendimento acompanhado pelo consultor.

Além disso, o cliente possui a possibilidade da loja à disposição dele, onde o consultor está presente.

Ao realizarmos um teste de tempo para ser atendido no telefone, a resposta foi instantânea, não tivemos que esperar para falar com o atendimento humano, o que é incrível para o consorciado, com extrema clareza nas informações pelo atendente.

Baseado nisso, demos a nota 10 aos canais de atendimento do Consórcio Ademicon.

Liquidez na revenda

O consórcio Ademicon é um dos que mais investe no mercado, e consequentemente um dos que mais cresce e inova, com diversas qualidades.

A Ademicon tem implementado características e inovações em seus consórcios que podem potencialmente aumentar a liquidez no mercado secundário. A flexibilidade do produto, permitindo diversas formas de aquisição, a facilidade no processo de faturamento e as diversas formas de contemplação tornam as cotas de consórcio inovadoras, mas ainda pouco atrativas para investidores no mercado secundário.

Esses elementos contribuem pouca procura por cotas da Ademicon e muitas vezes privilegiam a comercialização interna das cotas contempladas.

Se a empresa oferecer um ambiente mais atrativo e democrático para os consorciados, isso irá influenciar positivamente na liquidez das cotas e valorização no mercado secundário.

Pensando nisso, atribuímos a nota 6 a esse quesito de avaliação para classificar a Administradora de consórcio Porto Seguro.

Detalhes e curiosidades

A idade máxima para aquisição do cliente, se tiver envolvendo seguro de vida, é até 74 anos somado o prazo do grupo com a idade do cliente, 74 anos e 11 meses e 29 dias para ser exato. Instituições religiosas podem fazer aquisições, como igrejas por exemplo.

Agora, falando um pouco sobre reajustes, eles ocorrem em uma data determinada pela administradora, acompanhando o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Ademicon não trabalha com FIPE nem INCC; todos os grupos utilizam o INPC, o que é um ponto positivo. Isso ocorre porque, entre os índices disponíveis hoje, o INPC é o que menos varia. Essa escolha permite uma certa previsibilidade sobre quanto você pagará no seu consórcio ao longo do tempo.

Quanto aos prazos dos grupos, no caso de consórcios de imóveis, a empresa trabalha com grupos de 200 a 240 meses, um prazo bastante razoável. No caso de automóveis, o prazo é ainda melhor, variando de 50 a 120 meses. Esse prazo é um pouco mais longo do que o oferecido por outras administradoras no mercado. Para fins de comparação, os prazos para automóveis no consórcio Itaú são de até 60 meses.

Recentemente, a Administradora passou a utilizar o Newcon, sistema de gestão das cotas utilizado em 80% do mercado, garantindo agilidade operacional para seus consorciados.

O consórcio da Ademicon é bom mesmo?

A partir da média ponderada entre todos os critérios listados acima, chegamos a nota 8.5 para avaliar o consórcio da Ademicon.

Essa nota se da baseada na experiência de quem já adquiriu centenas de cotas dessa administradora e possui extensa credibilidade para opinar dentro dos quesitos estabelecidos.

Postagens relacionadas

Como usar o reajuste INCC a seu favor no consórcio imobiliário
25 Jun 24
Como usar o reajuste INCC a seu favor no consórcio imobiliário?

Nesse texto vamos destrinchar o impacto do INCC no mercado de consórcios e explicar como usar o reajuste do consórcio a seu favor! O consórcio é uma excelente opção de crédito para aqueles que pretendem adquirir um bem de valor mais elevado, mas não contam com dinheiro suficiente para fazer o pagamento à vista ou simplesmente preferem não se descapitalizar por completo. Para investir o seu dinheiro no consórcio da melhor forma e aproveitar ao máximo as incríveis vantagens dessa modalidade, é n

Como usar o FGTS no consórcio imobiliário?
25 Jun 24
Formas de usar o FGTS no consórcio imobiliário em 2024

Nesse texto você vai saber de quais maneiras é possível utilizar o FGTS no consórcio. Antes de mais nada é importante já deixar claro que o FGTS somente pode ser usado no consórcio para a aquisição de imóveis residenciais. Se for um imóvel comercial, não é possível usar o fundo de garantia por tempo de serviço. É importante deixar claro também que ele pode ser usado tanto para compra de um imóvel residencial já pronto ou para a construção do mesmo. Mas a grande dúvida que fica é: como o FGTS p

fundo branco escrito qual é a diferença entre consórcio e financiamento?
16 May 24
Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

Quando se trata de adquirir um carro, uma moto um imóvel, muitas pessoas se veem diante de uma dúvida crucial: Qual a melhor alternativa de crédito? Essas taxas, impostas pelos grandes bancos, podem transformar o financiamento em um fardo para a saúde financeira de muitos brasileiros, pois as parcelas frequentemente consomem uma parte significativa da renda mensal. No consórcio, o juros é menor, Mas, muitas pessoas não podem esperar a contemplação de um consórcio por terem urgência na aquisiçã