Você que pretende fazer um consórcio com o Santander ou já tem um, fizemos esse artigo para você! Dos grandes bancos, em termos de consórcio, o Santander provavelmente seja aquele menos popular. Mas não é o que menos vende, hoje ele já ocupa a quarta posição em número de consorciados e está muito próxima do terceiro lugar.

Aqui no blog da Consorciocred nós fazemos o detalhamento das regras e características de varias administradoras. Se você quer saber se o consórcio Santander se encaixa nas suas necessidades e é um bom negócio para você, se liga nesse texto até o final.

Consórcio Santander

Uma das principais características do consórcio Santander é a abrangência que ele permite. Talvez seja a segunda Administradora que permita fazer o maior número de coisas possíveis com uma carta de crédito.

Ele vem se esforçando ainda mais para ampliar essa gama de produtos e possibilidades tanto nos consórcios de serviços como produtos eletrônicos.

Características do consórcio Santander

O Santander é uma administradora que tem a taxa de administração na média do mercado, mas ele possui um fundo de reserva que quase sempre está acima da média de mercado. Somado a isso, ele possui a mesma regra de cálculo de lance do Itaú, que é bem + taxa. Isso faz com que em muitos casos seja necessário contratar um crédito maior para utilização do lance embutido para que assim sobre o crédito líquido ideal que você precisa.

Parte do fundo de reserva, tanto no Santander como em qualquer outra administradora, não existe a garantia de devolução para você ao término do consórcio na sua totalidade. Parte desse fundo se torna seguro de quebra de garantia. O lado bom disso é que o seguro de quebra de garantia também garante nos consórcios que optam por ele uma saúde financeiro muito grande no grupo, já que ele cobre qualquer inadimplência que possa vir a ocorrer.

Como o fundo de reserva é um pouquinho maior que na maioria das administradoras do mercado e como ele se torna seguro de quebra de garantia, isso faz com que o custo final do Santander seja um pouco elevado que nas outras principais administradoras do mercado, é um ponto que precisa ser observado na hora da contratação.

Processo de faturamento

O Santander precisa melhorar o seu pós venda, é uma administradora que funciona em todas as etapas, ela é correta nos seus procedimentos, mas se comunicar com um o Santander tem sido um grande problema.

O consórcio Santander trabalha com a pré analise, onde ele analisa o CPF antes de aceitar a venda. Se o cliente mantiver sua pontuação de score igual a como estava na hora que ele contratou, após a contemplação ele tem a sua aprovação automática. Isso significa que dificilmente um consorciado do Santander não será aprovado visto que ele foi aprovado na pré analise no momento da contratação.

Formas de utilização do consórcio Santander

O Santander trabalha com consórcio para compra de imóveis, automóveis (veículos, motos caminhões e máquinas) e com consórcio de serviços. Além disso, ele trabalha com consórcio sustentável para painéis fotovoltaicos e equipamentos para tratamento de resíduos e aguas. Esse tipo de produto está incluído nos grupos de auto.

No consórcio de imóvel você pode comprar qualquer imóvel urbano, lembrando que eles não aceitam imóvel rural. Eles só pagam imóvel rural se houver urbano como garantia. No caso de construção eles não fazem acompanhamento de obra por metro quadrado, ele aceita que o consórcio seja utilizado para reforma e construção, mas desde que o consorciado já tenho um imóvel no valor do saldo devedor como garantia. Ou seja, se você vai fazer uma construção, o terreno tem que estar quitado e ser avaliado no valor do consórcio para você estar utilizando.

Vamos supor que você pretende construir um imóvel no valor de 300 mil, o terreno já vai ter que valer no mínimo esse valor, ou você vai ter que apresentar um outro imóvel deste valor ou superior para servir como garantia desse consórcio.

Um adendo rápido é que esse imóvel no caso de construção e reforma deve ser avaliada no mínimo 125% do saldo devedor da carta de crédito. Vale lembrar aqui que nos casos de reforma e construção o Santander exige do consorciado uma prestação de contas após a execução dessa obra. No caso de reforma o consorciado vai ter que fazer uma prestação de contas para mostrar para a administradora que essa reforma foi executado em até um ano da liberação do crédito e no caso de construção em até dois anos.

Já nos consórcios para veículos pode comprar motos acima de 290 cilindradas com até 5 anos de uso, veículos com até 9 anos de uso e pesados com até 7 anos de uso.

Consórcio de serviços a abrangência é enorme. O consórcio Santander, quando o serviço é até 20 mil reais, em muitas ocasiões ele não vai pedir uma garantia real e sim uma nota fiscal do serviço que foi feito e um fiador. Logo, vale ficar atento nisso.

Lembrando que garantia real praticamente é um veículo que não esteja alienado e possa se tornar uma garantia dentro da política da administradora citada.

Em termos de flexibilidade, como na maioria dos outros bancos, o consórcio Santander não é diferente, esse é um padrão entre os bancos. Ele tem os procedimentos muito bem estabelecidos e não abre margem para possibilidades diferentes. Algo que está além daquilo que o consórcio já colocou n˜åo será permitido.

Vamos dar um exemplo, se você quer comprar um caminhão com 10 anos de uso, não será possível, pois o limite é 7. Se você quer comprar um imóvel rural, não será possível, pois o regulamento do consórcio não abrange esse tipo de produto.

Formas de contemplação

Quanto a probabilidade de contemplação, nos grupos de imóvel o Santander conta com 3 mil participantes por grupo, já nos de veículo 999. Nos grupos de imóvel esse número de participantes faz com que o grupo tenha sempre vaga, recepcionando sempre novos clientes, de forma que assim a média de lance não abaixa devido a isso.

Já no automóvel, com 999 participantes, o segredo é estar sempre de olho nas vagas dos grupos em andamento, pois é quando o grupo completa um número total de participantes que a média de lances começa a abaixar. Como o Santander trabalha com no máximo 72 meses de prazo por grupo, um grupo em andamento já deve ter rodado no mínimo um ano, fazendo que o prazo máximo de um grupo com tendencia de lance menor tenha cerca de 60 meses para baixo, fazendo com que você muitas vezes encontre um bom grupo, mas o prazo não é o ideal para parcela que você desejava pagar.

O Santander possui um lance embutido de 30% onde o cálculo do lance, tanto do embutido como do próprio bolso, são feitos pegando crédito mais taxa.

No quesito burocracia, já falamos da pre analise que diminui a burocracia na analise de credito e o pós contemplação do Santander também é bom, mas precisam melhorar muito no atendimento pela central telefônica, mas de maneira geral eles possuem processos rápidos e simples para os clientes.

Quanto a taxa de administração, é uma taxa competitiva em relação aos outros bancos.

O consórcio Santander permite a junção de cotas em todos os produtos que oferece. Cada produto vai ter um limite, mas em todos é permitido caso você precise de um crédito maior.

O consórcio da Santander é para você?

Se você pretende fazer um consórcio, o ideal é que você consulte um dos especialista aqui da ConsorcioCred para ele te auxiliar a encontrar a melhor opção para você.

Então clique abaixo e faça uma simulação. A Consorciocred tem diversas opções sob medida para suas necessidades. Aproveite!