Como ofertar um lance no consórcio?
Existem 3 opções: Ir pessoalmente na assembleia, fazer o lance pela internet no portal do consorciado ou pela central de atendimento da administradora do consórcio.
Você pode utilizar seu dinheiro guardado para dar um lance – que é uma oferta que você pode fazer em qualquer mês (normalmente até a véspera da assembleia) para tentar antecipar o recebimento da carta de crédito e poder comprar o seu bem. O lance ganhador é o de maior percentual em relação ao valor do bem mais as taxas.
Se você for contemplado por lance e tiver o crédito aprovado, sua carta de crédito estará disponível para comprar o bem. Você poderá então escolher se o valor ofertado em seu lance será utilizado para diminuir o valor das suas parcelas ou encurtar o prazo de pagamento.
Algumas Administradoras também permitem que você dê um lance utilizando um percentual do valor da carta de crédito (isso se chama “lance embutido”). Nesse caso, se você for contemplado, não precisa desembolsar nada: esse valor será abatido do total da carta que você vai receber.
Além disso, no caso específico de cartas de imóvel, você também pode dar lance com recursos do seu FGTS. Para utilizar esse recurso você precisa estar de acordo com as regras da Caixa Econômica Federal. Lembre-se: caso o seu lance não seja pago por conta de insuficiência de recursos do FGTS, sua contemplação será cancelada.