Quem nunca contratou um produto ou serviço e por qualquer motivo teve que cancelar, devolver ou desistir. Não é diferente no consórcio, é uma coisa que infelizmente pode acontecer com qualquer pessoa. Isso é inclusive um dos medos de alguns consorciados na hora de aderir a uma cota. A pessoa fica pensando, e se eu desistir, o que acontece.
Aqui no nosso blog já tratamos sobre esse assunto, que diz respeito a o que fazer quando a cota for cancelada, caso tenha interesse, basta clicar no link. Nesse texto em específico que você está lendo vamos tratar sobre um assunto relacionado, mas abordando uma outra hipótese, quando o cliente tem uma cota cancelada e quer voltar a pagar o consórcio.
É possível reativar uma cota?
Isso é possível. Caso você tenha cancelado um consórcio e queira retornar a ele, queira reativar a cota, isso é possível sim. Mas apenas em alguns casos não será possível, e é isso que vamos trazer a seguir.
Como reativar o consórcio cancelado?
Para reativar a cota é necessário que o grupo de consórcio com o qual você esteja tenha vaga, é muito importante a disponibilidade de vaga.
Reativação de cota só é possível e permitida pelas administradoras de consórcio se for no mesmo grupo que você estava. Imagina que você comprou o consórcio da administradora X no grupo número 4000. A sua cota só vai ser reativada se for no mesmo grupo de consórcio.
Não necessariamente a cota tem que ter o mesmo número. Quando você cancela sua cota, você perde ela, já que quando cancelada ela volta pro grupo e é vendida a um novo participante, logo, pode ser que nesse mesmo grupo, tenha vagado uma outra cota, ou seja, um outro participante desistiu, a cota ainda não havia sido vendida e há um outro número disponível. Desde que seja do mesmo grupo eu posso reativar a mesma cota ou pegar um novo número de cota, desde que, como foi dito, no mesmo grupo de consórcio.
A reativação vai depender muito da negociação com a administradora de consórcio. A casos no qual a administradora pode pegar as parcelas que ficaram em aberto e diluir no prazo restante, aceitar que o cliente com o pagamento da parcela do mês já diluída a aquelas que ficaram em aberto fracionadas no prazo restante, a administradora pode aceitar que com o pagamento apenas desse boleto a cota seja reativada.
Negociação com a Administradora
Tem casos em que a administradora faz uma negociação com o cliente. Vamos supor que você fez um consórcio em que a parcela era mil reais e você ficou 12 meses sem pagar o consórcio. Então, você decide reativar, logo, você deve 12 mil reais. A administradora de consórcio, a partir do momento que você manifeste o desejo de reativar, te propõe uma negociação das parcelas que ficaram em aberto da seguinte forma: diluição nas parcelas restantes.
A sua parcela que era mil reais, a partir desse momento vai subir, a depender do número de prestações que ainda faltarem. Dessa forma, você fica ativa no grupo novamente e volta a participar normalmente das assembleias.
Cuidados ao reativar a cota
É preciso ficar muito atento, pois as vezes existem profissionais mal intencionados no mercado que dizem ao cliente estar reativando a cota quando na verdade estão vendendo um novo consórcio.
Se alguém falar que vai fazer a reativação e aparecer com um contrato para você assinar, desconfie, pois isso não é necessário. Para reativar a cota basta que o consorciado entre em contato com a administradora. Pode haver sim a necessidade de assinatura de algum documento, na maioria das vezes esses documentos se tratam da renegociação das parcelas que ficaram em aberto, e aí sendo no mesmo grupo, a cota pode ser reativada.
E se eu não conseguir negociar as parcelas em aberto?
O consorciado que foi cancelado pode ser passível de reativação, mas precisa ser pago um valor e muitas vezes o consorciado está sem a disponibilidade desse dinheiro. Nesses casos a Consorciocred compra a sua cota, e no momento que faz a aquisição, faz um contrato de negócio com a certeza de que a cota pode ser reativada e então pedimos para o cliente enviar esse boleto para nós para que a gente consiga fazer esse pagamento para que a aquisição seja efetivada. O consorciado pode ficar despreocupado pois não precisa ter o recurso, basta ter a certeza que a cota pode ser reativada que a Consorciocred faz o pagamento e da continuidade na transferência da cota.
Você consorciado não precisa se preocupar, pois facilitamos isso para você dando mais essa alternativa para que seja possível negociar a sua cota cancelada conosco, seja ela de qualquer empresa do mercado. Logo se você quer vender sua cota cancelada para a Consorciocred, basta clicar na página "vender consórcio" e cadastrar a sua cota!