Trouxemos hoje para esse artigo um tema que promete revolucionar o mercado de investimentos. Muitas pessoas não conhecem e nem passa pela cabeça essa possibilidade de um mundo financeiro formado por ativos digitais.

Não é um tema complexo e sendo explicado com cuidado é bem fácil de entender. Existe a ideia de um mercado de ativos tradicionais através de tokens, mas como isso funciona? A tokenização não é nada mais que utilizar a tecnologia blockchains dentro do mercado financeiro.

O mercado financeiro teve três passos, o primeiro deles foi com a chegada dos bancos, depois, vieram as corretoras, e agora um mercado financeiro na web, focado em como utilizar uma tecnologia inovadora, segura e escalável para o mundo do mercado financeiro.

Veja mais sobre nesse artigo completo!

O que é a tokenização de ativos digitais?

Mas o que é a tokenização de ativos digitais? A tokenização de ativos digitais nada mais é que a utilização de tecnologia blockchain dentro do mercado financeiro. Uma maneira de usar uma tecnologia inovadora, segura e escalável para o mundo do mercado.

A tokenização é pegar um ativo real do mercado e utilizar a tecnologia blockchain para dar acesso de forma muito barata a quem está entrando nesse mercado.

Assim, você tira vários intermediários e deixa a estrutura muito mais abrangente. Isso possibilita dar acesso a pessoas que tem pouco dinheiro. A ideia do tokem é possibilitar o fracionamento de ativos restritos e distribuir entre compradores interessados.

A tokenização nada mais é que pegar um ativo real do mercado e utilizar a tecnologia blockchain para dar acesso de forma barata a diversas pessoas, investidores, pessoas físicas que queiram entrar nesse mercado.

Você tira vários intermediários do mercado financeiro e deixa essa estrutura mais abrangente e barata, levando a possibilidade de um número muito maior de pessoas a poderem investir em ativos.

Como funciona a tokenização na prática?

Por exemplo, uma safra de milho, o agricultor tem uma safra que quando pronta vai valer 1 milhão. Alguém paga antecipadamente 800 mil e os 20% de rentabilidade é dividido entre quem acreditou na safra e comprou o token daquela safra.

Vamos trazer na prática como funciona a tokenização do consórcio: muitas pessoas fazem consórcio mas não conhecem o trâmite. A pessoa vai receber o dinheiro do consórcio lá na frente, mas existe a possibilidade dela adiantar esse recebimento com um deságio.

A pessoa tem uma carta de crédito de 1 milhão para receber em um ano, alguém pagou agora à vista 500 mil, logo, a rentabilidade é dividida, por meio de tokens, entre diversos outros pequenos investidores que compraram essas "cotas" desse consórcio.

A tokenização de ativos digitais é segura?

Existe todo um processo para que um ativo possa ser tokenizado. Para que isso ocorra de maneira segura,  primeiro é preciso localizar alguém que origine ativos financeiros, um originador.

Depois disso, será preciso fazer uma análise financeira em cima desse ativo para que ele possa ser tokenizado. Existe uma espécie de contrato digital, por meio da tecnologia blockchain, que faz a representação desse ativo, logo, ele é lastreado para que você tenha direito exclusivo ao mesmo.

A tecnologia Blockchain funciona mais ou menos como um livro contábil que irá registrar publicamente toda e qualquer transação de um token ou de alguma moeda virtual, por exemplo. Assim, esse registro é completamente imutável, tornando ele altamente confiável.

Ou seja, a blockchain registra informações como: a quantia de tokens (ou outras moedas virtuais) transacionadas, quem enviou, quem recebeu, quando essa transação foi feita e em qual lugar ela está registrada. Isso mostra que a tecnologia blockchains é uma das mais seguras do mundo todo.

Quais ativos podem ser tokenizados?

Hoje é possível tokenizar qualquer coisa. Você pode passar pelo mundo agro, por exemplo. O token nada mais é que o fracionamento de um ativo financeiro. Esse ativo financeiro pode ser qualquer um, como por exemplo um imóvel, um terreno, um direito creditório, uma safra de alguma plantação e por aí vai.

Vamos entrar em produto para exemplificar. O consórcio é um ativo financeiro. Existem empresas, como a Consorciocred, que são especialistas em comprar consórcio das pessoas com deságio, com desconto.

Então imagina que você foi comprar sua casa, fez um consórcio de 10 anos no valor de 100 mil reais. No quinto ano você não consegue mais pagar aquele consórcio. Ou você espera acabar o grupo para receber com o índice de inflação depois dos 10 anos, ou você vende esse consórcio para alguém com um certo deságio.

Empresas, como a Consorciocred, que compram várias cotas de consórcio com deságio, vão tokenizar esse consórcio por meio de tecnologia blockchain para que essa cota de consórcio seja dividida entre várias pessoas com uma rentabilidade considerável.

Aquela cota, que antes era de uma pessoa física que vendeu para a consorciocred, da consorciocred, foi dividida em tokens. A partir desse momento, quem comprar esse token tem direito relativo a aquele ativo.

Como os tokens podem mudar o futuro do mercado de investimentos?

O mercado de ações e fundos imobiliários é muito restrito. Existe um valor mínimo para fazer uma oferta. A ideia dessa nova forma de investimento em mercados digitais é democratizar, diminuir os custos operacionais, como corretagem, dando a segurança que apenas o mercado digital consegue proporcionar.

Podem ter tokens que vão ser ações de uma empresa, pedaço de um prédio, assim, a pessoa física que tem pouco dinheiro consegue acessar mercados que hoje ela não consegue. Pequenas empresas podem entrar em rodas de investimento por meio de tokens.

A tokenização também é para as pequenas e médias empresas, os tokens de acesso ao mercado de capitais no Brasil. Várias empresas agora passam a ter maior visibilidade como originadores e os pequenos investidores servirão como fundings.

A tokenização de produtos digitais pode revolucionar a maneira como os investimentos acontecem. Existe um mercado de ativos tradicionais e um mercado de ativos via tokens, mas qual a diferença entre os dois?

A função da tokenização de ativos digitais é democratizar investimentos que antes eram restritos a grandes fundos e grandes empresas.

A tokenização desses ativos dão a possibilidade que um pequeno investidor consiga ter acesso a produtos financeiros restritos com um investimento a partir de um valor baixíssimo, como por exemplo, 100 reais.

Como e onde comprar ativos digitais?

Hoje, se você quiser comprar um ativo digital existem Assets como o Mercado Bitcoin. Aí é só você criar sua conta e dentro da asset e assim tem acesso a todos os detalhes de todos os ativos financeiros que eles tem disponíveis, com uma lâmina mostrando prazo, rentabilidade e várias outras informações do negócio.